ESCLAREÇA SUAS
PRINCIPAIS
DÚVIDAS

ESCLAREÇA SUAS
PRINCIPAIS
DÚVIDAS

dúvidas frequentes

QUAIS REGIÕES OPERAMOS?

A Via Pajuçara atua em 100% das regiões Sul e Sudeste do Brasil: nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com unidades estrategicamente situadas de forma a atender mais de 4.300 localidades.

A Via Pajuçara faz mudança?

Não. Somos uma empresa especializada no transporte de encomendas e cargas fracionadas.

A VIA PAJUÇARA TRANSPORTA PARA PESSOA FÍSICA?

Realizamos o transporte para pessoa física, desde que o contratante do frete seja pessoa jurídica.

Eu não sou emissor de NF, portanto como posso enviar meus produtos?

Não é possível realizar o transporte sem a DANFE (Documento Auxiliar Nota Fiscal Eletrônica) que via de regra é a Nota fiscal da mercadoria. Apenas há exceção da substituição da Nota Fiscal por Declaração para o Transporte, quando o cliente for isento e possuir autorização da Receita Estadual.

Determinada rua ou avenida faz parte da ZMRC - Zona Máxima de restrição de circulação de caminhões?

As ZMRCs compreendem uma parcela do perímetro urbano onde existem restrições de tamanho ou peso para circulação de veículos de cargas em todas as ruas dentro desta zona. A liberação dos veículos está sujeita à vistorias e classificação de acordo com as atividades requeridas. Confira aqui as áreas com restrição de trânsito.

ONDE ENCONTRO INFORMAÇÕES SOBRE O REGULAMENTO DO ICMS DOS ESTADOS EM QUE A VIA PAJUÇARA ATUA?

Abaixo você pode encontrar os links que possuem as informações sobre alíquotas e outras normas fiscais de cada estado em que atuamos:

 

  • Legislação do Estado do Espírito Santo: Acesse 
  • Legislação do Estado de Minas Gerais: Acesse 
  • Legislação do Estado do Rio de Janeiro: Acesse 
  • Legislação do Estado de São Paulo: Acesse 
  • Legislação do Estado do Paraná: Acesse 
  • Legislação do Estado de Santa Catarina: Acesse 
  • Legislação do Estado do Rio Grande do Sul: Acesse 
QUAL A MANEIRA CORRETA DE EMBALAR UMA MERCADORIA?

Listamos algumas recomendações de como embalar corretamente sua carga, de modo que o conteúdo não seja comprometido até chegar ao seu destino final.
Lembramos que a segurança da embalagem é responsabilidade do embarcador e sua falta ou insuficiência isentam o transportador de responsabilidade sobre avarias.

  • Utilize materiais que reduzam o impacto e protejam sua carga, como espuma, plástico bolha, jornal amassado ou divisões de papel e papelão.
  • Empregue a quantidade necessária para garantir que o conteúdo não se mova com facilidade.
  • Não use papel para embrulhar a caixa, pois este pode rasgar e assim perder etiquetas de endereçamento ou o conteúdo de seu pacote.
  • Para lacrar a caixa, utilize fita adesiva personalizada e resistente, própria para envios, pois algumas fitas, como a transparente de celofane, não são resistentes o suficiente para manter sua carga fechada com segurança.
  • Não use embalagens reaproveitadas.

Em caso de logística reversa, utilize a embalagem original do produto.

AO ENVIAR UMA MERCADORIA, COMO DEVO IDENTIFICAR O VOLUME?

A identificação dos volumes garante integridade de sua carga durante todo o transporte, por isso veja como identificá-los corretamente:

 

  • Nome do destinatário;
  • Município e UF de destino;
  • Nº da nota fiscal
  • Nº do lote que compõe o volume;
  • Nome no remetente;
  • Município e UF de origem
COMO FAÇO PARA RASTREAR O MEU PEDIDO?

Os envios podem ser rastreados no campo rastreie a sua encomenda através do link: https://rast.pajunet.com.br/, ou através do nosso portal do cliente, pelo link: https://sao.pajunet.com.br:8085/

Para realizar uma coleta reversa, como devo proceder?

Para solicitar uma coleta reversa, o pagante do frete precisa seguir conforme as instruções disponíveis no passo a passo a seguir e nos enviar de acordo com a unidade comercial de atendimento.

Veja o procedimento completo clicando aqui

COMO FAÇO PARA RETIRAR O MEU PEDIDO NAS FILIAIS DA VIA PAJUÇARA?

Para fazer a retirada é necessário que nos seja enviada pelo remetente a autorização para a retira com os dados de quem fará a retirada.

FINANCEIRO / FATURAMENTO

A FATURA JÁ FOI ENVIADA? PARA QUAL ENDEREÇO?

Faturas e boletos são emitidos conforme negociação comercial. Informações pertinente ao documento podem ser consultados através do portal do cliente. 

COMO POSSO REALIZAR A ATUALIZAÇÃO DO BOLETO BANCÁRIO?

O boleto bancário é atualizado automaticamente no ato do pagamento, sendo possível também a atualização no site do banco pela linha digital.

QUAL O CALENDÁRIO DE FATURAMENTO DA EMPRESA?

Nosso faturamento ocorre por faixa de valor da fatura, conforme abaixo.

Emissão Fatur. Critério Período Valor
7 Semanal 01 a 07 > R$ 2.000,00
10 Decendial 01 a 10 Independente do valor
15 Semanal 08 a 15 > R$ 500,00
Quinzenal 01 a 15 > R$ 500,00
20 Decendial 11 a 20 Independente do valor
23 Semanal 16 a 23 > R$ 2.000,00
30/31 Semanal 24 a 30/31 Independente do valor
Decendial 21 a 30/31 Independente do valor
Quinzenal 16 a 30/31 Independente do valor
Mensal 01 a 30/31 Independente do valor
Qual processo para solicitar reversão de frete?

O procedimento de reversão de frete é realizado por registro de desacordo/manifestação, conforme Ajuste SINIEF 09/2007, nos quesitos abaixo.

Sendo o tomador indevido contribuinte, o mesmo deverá realizar o registro de desacordo/manifestação e nos enviar no e-mail reversao@pajunet.com.br, desde que:

 – O tomador indevido seja contribuinte;

 – Esteja dentro do prazo de 45 dias após a emissão do Ct-e; 

 – Que não tenha documentos complementares atrelado ao mesmo; 

 – E que contenha no Ct-e incorreto o CNPJ do tomador (correto).