UMA HISTÓRIA
FEITA DE MUITAS
OUTRAS

NOSSA história
Desde 1984, a Via Pajuçara constrói sua história baseada no respeito e no compromisso com a qualidade. Consolidou ao longo do tempo sua marca no mercado, com a contribuição de seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.



O nosso fundador, Sr. Waldir de Barros Cabral, iniciou sua jornada profissional e aprendizado no transporte em 1969 e, desde então, abraçou o transporte e fez dele a sua história de vida.
Em 1984, aos 50 anos de idade e com larga experiência, realizou seu grande sonho e fundou a Empresa de Transportes Pajuçara Ltda. O nome foi inspirado em sua terra natal, a praia de Pajuçara, em Maceió, Alagoas/Brasil, que em tupi-guarani significa “muito grande, de grande corpo e estatura”.
Em 1984 são criadas as primeiras Unidades: Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Campo Grande/MS e Cuiabá/MT.
Em 1989, a empresa modernizou sua logomarca, focando sua atuação no mercado de cargas fracionadas e encomendas urgentes.
Ao completar 10 anos, a empresa começou a construção da sede própria, em Guarulhos.





Da esquerda para a direita:
Fernando Cabral – Dir. Operacional
Monica Cabral Cesar – Dir. Qualidade
Rejane Cabral – Dir. Administrativa e Financeira
Altamir Cabral – Dir. Comercial
Em 1996, o fundador Sr. Waldir Cabral faleceu e o comando da empresa foi assumido pelos filhos, que já atuavam na gestão da empresa.
Em 1997, tivemos a iniciação ao Programa da Qualidade e a implantação da NBR ISO 9002:94 (estudo da norma e escrita dos procedimentos).
Em 1998, nasce o “SOL” como “Mascote” do Programa Solar (que utiliza o conceito 5S – Housekeeping), que foi implantado em todas as Unidades.
No mesmo ano, foi divulgada a primeira Política da Qualidade da empresa.


Ao comemorar 15 anos, a empresa recebeu a certificação de seu Sistema da Qualidade para a Matriz, em Guarulhos/SP.
Em 1999 o interior paulista ganha força com o início das operações em Ribeirão Preto e ampliação de Campinas.
Em 2002, a empresa passa ampliou o atendimento para o interior de SP, RJ e MG.
Em 2003, a ISO 9002:94 foi atualizada para a ISO 9001:2000 e a política da qualidade foi atualizada.
Em 2004, a Via Pajuçara completa 20 anos e unidade de Belo Horizonte foi ampliada.




Em 2005, a empresa amplia sua unidade em Vitória, no Espírito Santo.
A Via Pajuçara passa a focar na segmentação e especialização em 100% da região Sudeste do Brasil.
Em 2006, a Via Pajuçara é recertificada pela 2ª vez nas normas ISO, na Matriz em Guarulhos.
Na parte de tecnologia, em 2007 foi concluída a aquisição do TMS Benner.
Em 2008, a empresa implementa a área de Gerenciamento de Risco, onde 100% da frota de transferência passa a ser rastreada.
Ao completar 25 anos, em 2009, a empresa conquista a terceira recertificação e migração para a versão ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade/Matriz.
Em 2008, a empresa inicia o Planejamento Estratégico Operacional, com diretrizes para alcançar metas e resultados.



Para acompanhar o crescimento de 2010, as unidades de Campinas e Vitória são ampliadas, assim como a frota da empresa.
Já em 2011, a empresa adquiriu máquinas de dimensionamento e pesagem automática de mercadorias e passou a digitalizar os comprovantes de entrega.
Em 2011, a empresa celebrou 27 anos e o prédio da matriz, em Guarulhos, dobrou a capacidade da sede administrativa. Com isso, a área operacional também ganhou mais espaço.
Em 2012, a empresa inaugurou a unidade auxiliar Anhanguera, em São Paulo, e a unidade Vitória ampliou sua estrutura para atender a crescente demanda.
Em fevereiro de 2013, a empresa promoveu o Encontro Estrategista 2013, onde foi definida a Ideologia da empresa (Negócio, Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade).
Em abril de 2013, a Via Pajuçara inicia parceria com a Fundação Dom Cabral para o programa “Desenvolvimento de Líderes, com foco em gestão de pessoas” e em setembro, anuncia sua participação programa “PAEX – Parceiros Para Excelência”.
No mesmo ano, há a ampliação das unidades Campinas e Anhanguera e da frota.
Em 2014, a empresa cresceu 12% em relação ao ano anterior. Para poder acompanhar o crescimento, a unidade de Betim/MG e Rio de Janeiro/RJ são ampliadas. Em São Paulo, houve a ampliação dos porta paletes e verticalização do armazém.
Para celebrar os 30 anos da Via Pajuçara, foram criadas diversas atividades comemorativas, na qual se destacou a Olimpíada Solidária, que arrecadou mais de 10.5 toneladas de alimentos para doação a 15 instituições de todo o Sudeste, beneficiando mais de 3.099 pessoas.



Ainda em 2014, conquistamos a recertificação da ISO 9001:2008.
Demos início a inclusão de Portadores de Necessidades Especiais em todas as unidades.
A Via Pajuçara investe na formação de seus executivos por meio do PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes.

Em 2015, para acompanhar o crescimento da empresa, a Via Pajuçara amplia as unidades de Betim/MG, Viana/ES e Rio de Janeiro/RJ.
Em 2016, foi concluído o Programa PAEX com a Fundação Dom Cabral.
Em março, a Unidade Campinas é ampliada.
É adquirido o software de gestão da Qualidade, permitindo gestão automatizada dos indicadores, planos de ações e Não Conformidades, com maior agilidade e acesso direto dos envolvidos.
Em 2017, foi lançado o portal de rastreabilidade de encomendas, que oferece acesso rápido as informações de entrega ao destinatário.
Foi aplicado o Treinamento Interpretação dos Requisitos e Formação de Auditores ISO 9001:2015, que contribuiu na formação de novos auditores e iniciou o preparo da empresa para a migração para a versão 2015.


Em dezembro de 2017, foi realizada a revisão do Planejamento Estratégico 2017 e o início do mapeamento dos processos para mudança da norma ISO para a versão 2015.
Em abril de 2018, a Via Pajuçara tem mais um marco em sua história, iniciando o atendimento da região Sul do Brasil.
Em junho, visando ampliação de sua operação e negócio, a Matriz passa a operar em um novo terminal.
No mesmo ano, Inicia a implantação da Governança Corporativa, com apoio da consultoria Mesa, introduzindo a instituição do Conselho Consultivo.
Em agosto de 2018, a empresa conquistou a recertificação ISO 9001 na versão 2015 da norma.
Em 2019, houveram importantes investimentos em tecnologia com a aquisição da ferramenta Agile, a fim de simplificar e otimizar o processo de roteirização de coleta e entrega, e aquisição da nova versão do TMS, que permitirá diversos aprimoramentos na gestão empresarial e nos processos.
Em 10 fevereiro de 2020, a Via Pajuçara completou 36 anos!
Em janeiro de 2020, como parte do plano de Governança, foi instituído o Conselho externo. Em julho, foi finalizada a instituição do conselho com 4 conselheiros internos e 1 conselheiro externo.
Em dezembro de 2020, houve a instituição do Comitê de Inovação e Tecnologia, com o objetivo de identificar oportunidades em tecnologia e inovação, trazendo maior produtividade aos processos da empresa.
