Via Pajuçara planeja crescimento de 30% para este ano
De um bairro da cidade de Maceió, nas Alagoas, surgiu a idéia da criação de uma das maiores transportadoras do País: a Via Pajuçara, nome de uma das mais famosas praias da capital alagoana, e terra natal do já falecido fundador da empresa, Waldir de Barros Cabral.
Na língua indígena, Pajuçara quer dizer “muito grande”, significado propício ao tamanho do sonho de seu fundador quando iniciou a empresa em 1983 com apenas um caminhão no bairro de Vila Maria, Zona Norte de São Paulo.
Em 1991, a Via Pajuçara trocou de endereço e chegou a Guarulhos. A mudança trouxe agilidade e praticidade à empresa. “Estar sediado em Guarulhos, de certa forma, garante agilidade e praticidade, pois poupa nossos veículos vindos dos estados de Rio de Janeiro e de Minas Gerais de enfrentar o trânsito pesado das Marginais em São Paulo.
Isso é um grande facilitador para um segmento que depende totalmente de acessos urbanos, além das rodovias”, explicou Mônica Cabral César, diretora de qualidade e filha do fundador da empresa.
A transportadora também sofreu com a crise mundial de 2008, mas conseguiu superá-la por meio da reação do mercado interno. As expectativas para 2010 são promissoras, e a previsão é de crescimento. “Estamos numa fase bastante aquecida, assim como todo o mercado de logística e de transportes. Estamos trabalhando com a expectativa de crescer neste ano em torno de 30%”, revelou Mônica Cabral.
Manter a empresa no topo de um segmento em que muitas vezes a concorrência chega ser desleal não é fácil. As grandes transportadoras precisam de planejamento para conseguir o equilíbrio necessário entre gastos e lucros. Por isso, trabalhar com planejamento e a orientação de números é fundamental para a saúde da Via Pajuçara.
“O planejamento sempre fez parte de nosso dia a dia. Sempre que adotamos uma nova metodologia, começamos com um ‘piloto’ para ajustarmos os pontos vulneráveis e validarmos os satisfatórios. Isso tudo evita perda de receita ou custos desnecessários, conhecidos como ‘o custo da não qualidade’”, exemplificou a diretora. “Outro fator altamente positivo está em trabalhar com indicadores, o que eleva os níveis de qualidade, alinhando os resultados à expectativa dos clientes e da própria Via Pajuçara”, complementou.
Para Mônica, o comprometimento de todos que trabalham na empresa e na organização é o grande diferencial que torna a Via Pajuçara uma transportadora de sucesso e de confiabilidade. “Nossos diferenciais estão em nossa organização, na qualidade dos serviços e na nossa preocupação com o ambiente interno. Aqui predominam
o respeito e a valorização das pessoas, além de adotarmos um modelo de gestão voltado à liderança participativa. Com isso conseguimos pessoas mais comprometidas, e o resultado é percebido por nossos clientes”, finalizou.
“Um pilar forte em minha vida”
Contratada há 19 anos, Solange Gonçalves Fernandes Ferrage, de 59 anos, começou na área de recursos humanos da Via Pajuçara logo após o setor deixar de ser terceirizado. A gerente de gestão de pessoas foi uma das responsáveis pela reformulação do setor.
“Eu tinha experiência em empresas de transporte, e quando comecei trabalhar na Via Pajuçara estava acontecendo um processo para estruturar a área de recursos humanos. Foi um grande desafio participar de toda a mudança”, relembrou.
Setor muitas vezes temido por funcionários da maioria das empresas, Solange disse que é preciso usar a transparência com os colaboradores para que a relação entre eles seja confiável. “Existem os momentos desagradáveis que são as demissões e punições, mas existem também muitas notícias boas que vem do RH. Uso muito a transparência
com os funcionários, e isso faz com que o meu serviço seja confiável. Cabe ao RH dar as informações necessárias até a exaustão, e não tratamos ninguém aqui como apenas um número. Todos são nomes. Isso torna a relação entre empresa e funcionários mais humana”, exemplificou.
Para fortalecer ainda mais essa relação, a gerente de gestão é uma das responsáveis por organizar a grade de treinamento de mais de 11 mil horas para capacitações diversas que acontecem na empresa durante o ano.
“A mão de obra hoje em dia está menos qualificada. Por isso damos constantes treinamentos para que o funcionário possa evoluir dentro da empresa. É de nosso interesse, e temos a consciência que, se dermos esse tipo de instrumento, os dois lados serão beneficiados”, contou Solange.
Para aqueles que estão à procura de um emprego, Solange deu uma boa notícia durante a entrevista.
A Via Pajuçara está contratando. “Devido à falta de mão de obra qualificada, temos muita dificuldade em preencher as vagas oferecidas. Estamos sempre buscando novos colaboradores”, anunciou. Apaixonada pelo que faz, a gerente de gestão contou que a inovação no trabalho é o que faz manter viva a motivação do dia a dia, e que a Via Pajuçara é um forte pilar em sua história de vida. “São 19 anos na empresa em que venho apreendendo constantemente. É muito gratificante poder mostrar para a minha família que as pessoas vencem através do trabalho. A Via Pajuçara representa um pilar muito forte em minha vida”, concluiu a gerente de gestão de pessoas. (RP)
Fonte: Jornal Folha Metropolitana - Data 30/05/2010 - Ano 38 - Nº 11369
Voltar