Linha do Tempo

Acompanhe abaixo a evolução da Via Pajuçara.

 

  • 1969/1970
  • Waldir de Barros Cabral iniciou a sua carreira na área de transportes em 1969. Iniciava-se aqui o aprendizado que em 15 anos resultaria na abertura de sua própria empresa.
  • 1983
  • Como tudo começou
    Em dezembro de 1983, Waldir Cabral inicia o projeto da sua empresa, com o apoio de sua família, o primeiro caminhão e um prédio alugado, no bairro de Vila Maria, em São Paulo.
    • O nome da empresa foi escolhido com a participação de toda a família. A empresa teria o nome da terra natal do Sr. Waldir, o bairro de Pajuçara, em Maceió, Alagoas. Uma curiosidade: o nome “Pajuçara” vem do tupi-guarany e significa "muito grande, de grande corpo e estatura".
    • 1984
    • Nascimento
      Em 10 de Fevereiro nasce a Empresa de Transportes Pajuçara Ltda, e a primeira logomarca é apresentada.
    • Início das Operações
      O Sr. Waldir logo conquista a confiança de um importante cliente, por ele atendido há muitos anos, e inicia a implantação de uma grande operação, em 4 estados, com 30 caminhões.
    • São criadas as primeiras Unidades
      Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Campo Grande/MS e Cuiabá/MT.
    • 1989
    • Modernização da logomarca
      Agora sob o nome fantasia de Rápido Pajuçara
    • Foco operacional
      A empresa passa a focar o mercado de cargas fracionadas urgentes entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
    • 1990
    • Implantado o Sistema de Gestão por Organização e Métodos
      Sistema utilizado até o ano de 1993.
    • 1991
    • Área de RH
      Início da estruturação do departamento de Recursos Humanos, até hoje um diferencial da empresa.
    • Slogan na logomarca
      A Via Pajuçara inova com o slogan que propõe “Eficiência na Velocidade Certa”.
    • Infra-estrutura
      Mudança da sede da empresa de Vila Maria para Guarulhos-SP
    • Tecnologia
      Início do processo de informatização da empresa
    • 1994
    • Início da construção da sede própria em Guarulhos/SP – área de terreno de 9000m2.
    • Aniversário de 10 ANOS da empresa.
    • 1996
    • Infra-estrutura
      Conclusão da obra de construção da sede própria, antes do prazo previsto, e início das operações. Área construída 3000 m2.
    • A partida
      Falecimento do fundador, Waldir Cabral.
    • A Nova Direção
      O comando da empresa é assumido pelos filhos, que já atuavam na gestão da empresa:
      Mônica Cabral – na empresa desde 1986, nas áreas administrativa e financeira, é desde 1996 a diretora da qualidade.
      Fernando Cabral – na empresa desde 1987, atua na área operacional, assumindo em 1996 a diretoria operacional.
      Altamir Cabral – na empresa desde 1990, atuou na área administrativa e em 1996 assume a diretoria comercial.
      Rejane Cabral - ingressa na área financeira em 1994 e após dois anos assume a diretoria adm/financeira.

    • 1997
    • Programa da Qualidade
    • Iniciação ao Programa da Qualidade, Solar e a implantação da NBR ISO 9002:94 (estudo da norma e escrita dos procedimentos)
    • 1998
    • Nosso Mascote – O SOL
      Nasce o "SOL" como "Mascote" do Programa Solar. À partir de então, o Programa foi implantado em todas as Unidades e o símbolo da mesma forma é mantido e cuidado por ser um marco importante para a Via Pajuçara.
    • Política da Qualidade - Definição e divulgação
      "Com a valorização dos nossos funcionários e colaboradores, trabalhando com responsabilidade, determinação e competência, buscamos dia a dia a satisfação plena dos nossos clientes".
    • Início ao Programa da Qualidade com o 5S – Programa Solar
      Na implantação do "Programa SOLAR", a Pajuçara adotou como estratégia envolver as famílias dos colaboradores, para aumentar o envolvimento e comprometimento com o projeto.
    • 1ª Semana da Qualidade
      A semana possibilitou a propagação dos conceitos e da normatização, facilitando o entendimento e a necessidade de conscientização de todos os colaboradores da empresa. Foi formada a primeira equipe de auditores internos.
    • Marketing
      Participação da Via Pajuçara na Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil).
    • 1999
    • Empresa recebe a Certificação de seu Sistema da Qualidade - Matriz/Guarulhos-SP - SQ - 730987/99 em 03 de agosto.
    • Aniversário
      A empresa comemora 15 anos.
    • Infra-estrutura
      Ampliação da Unidade RIO.
    • Marketing
      Padronização da Frota com a logomarca da empresa.
    • Tecnologia
      A empresa adquire os primeiros 10 rastreadores por satélite.
    • 2000
    • Gestão
      Realizado o 1º Encontro de Vendas, evento que se repete anualmente até hoje.
    • Área de Atuação
      Ampliação do atendimento para o interior dos estados de SP, RJ e MG
    • Operações
      Atividade em crescente evolução. A empresa dá início ao terceiro turno de trabalho na área operacional.
    • 2001
    • Infra-estrutura
      Ampliação da Estrutura da Unidade Campinas.
    • Nova Unidade - Ribeirão Preto/SP
      Início das operações na Unidade de Ribeirão Preto/SP em 30 de março de 2001.

    • 2002
    • Marketing - Reconstrução da logomarca
      Mudança de cores, forma e slogan, propõe modernidade a nova logomarca que passa a registrar "A entrega lógica" como slogan. Com a inserção da cor "azul", a logomarca foi redesenhada sobre um fundo "laranja" e é utilizada até hoje.
    • Sistema de Gestão da Qualidade
      1ª Recertificação da NBR ISO 9002:94
    • 2003
    • Sistema de Gestão da Qualidade
      Atualização da versão NBR ISO 9002:94 para NBR ISO 9001:2000 – SQ 3360 em 28 de novembro.
    • Adequação e divulgação da Política da Qualidade, em atendimento a versão NBR ISO 9001:2000.
    • POLÍTICA DA QUALIDADE - Transportar com pontualidade e segurança, buscando a melhoria contínua dos nossos processos e a satisfação de nossos clientes.
    • 2004
    • ANIVERSÁRIO
      A Via Pajuçara completa e comemora seus 20 anos.
      Infra-Estrutura
      Ampliação das instalações da Unidade Belo Horizonte/MG.
      Renovação da frota
      100% da frota renovada por veículos 0 km
    • Comercial
      Implantação do 1º modelo de vendas por telefone na Via Pajuçara.
    • Nova Unidade: Birigui-SP
      Início das operações na Unidade de Birigui/SP em 04 de Junho.
    • 2005
    • Área de Atuação
      Foco na segmentação e a especialização na Região Sudeste.
    • Gestão: Planejamento Estratégico - diretrizes para alcançar metas e resultados.
      Ensaio de mudança de cultura do modelo de gestão, orientando para a liderança participativa.
    • Nova Unidade - Vitória/ES
      Início das operações da Unidade Vitória/ES
    • Infra-estrutura
      Ampliação das instalações da Unidade de Campinas/SP
    • RH – Programa “Amigo Solidário”
      Implantação do programa visando a acolhida de novos colaboradores e integração com a equipe Via Pajuçara.
    • 2006
    • Reconhecimento
      Prêmio TRC - Altamir Cabral recebe a medalha Mérito do TRC Paulista “Adalberto Panzan”, como destaque na categoria de “Empresário do TRC”.
    • Sistema de Gestão da Qualidade
      Recertificação - A empresa é recertificada pela 2ª vez nas normas ISO em seu Sistema de Gestão da Qualidade, Matriz/Guarulhos/SP.

    • 2007
    • Infra-estrutura
      Ampliação do Pátio Operacional Matriz em Guarulhos/SP – Construção de novas docas, aumentam a capacidade de carga e descarga e conseqüentemente a velocidade da operação.
    • Comunicação
      Criação da Área de Comunicação, proporcionando maior visibilidade e fortalecimento da marca “Via Pajuçara”.
      Mudança das instalações da Unidade Rio de Janeiro para atendimento do aumento da demanda com base no planejamento estabelecido para crescimento da operação.
    • Tecnologia – Endereçamento eletrônico
      Inicia o projeto próprio de etiquetagem padrão das cargas movimentadas pela Pajuçara, garantindo maior segurança no processo de conferência e rastreabilidade das cargas, além do aumento da velocidade no processo de descarga.
    • Tecnologia – Novo TMS
      Aquisição de novo software de gestão visando maiores recursos em sistema e em Tecnologia da Informação para atendimento das necessidades atuais e de médio e/ou longo prazo.

    • 2008
    • Célula dedicada ao Gerenciamento de Risco com 100% da frota de transferência rastreada, garantindo maior segurança.
    • Projetos de Comunicação - RH - "Via Aberta" – canal de comunicação que propicia facilidade à empresa em ouvir seus colaboradores.
    • 2009
    • Aniversário: Empresa comemora 25 ANOS
      Sistema de Gestão da Qualidade
      3ª Recertificação e migração para a versão NBR ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade/Matriz - Guarulhos/SP
    • Reconhecimento A empresa recebe o Premio “TOP DO TRANSPORTE”, da revista Logweb no segmento de Cosméticos e é mencionada nas categorias Eletroeletrônico e Farmacêutico.
    • Treinamentos
      Foram realizados, aproximadamente, 12 mil horas de treinamento somente no ano de 2009
    • Tecnologia
      Empresa implanta com êxito seu novo Sistema TMS
    • Gestão
      Via Pajuçara implanta célula de Monitoria de Vendas e de Atendimento ao Cliente na Unidade de São Paulo 
       
       
    • Mídia
      Conheça nosso vídeo institucional. Clique aqui.

    E a história, continua...

    • 2010
    • Top do Transporte
      Via Pajuçara conquista pela segunda vez consecutiva o prêmio TOP do TRANSPORTE.
    • Infra Estrutura
      Nova Unidade da Via Pajuçara em Campinas, com espaço de 3.000 m2 e com 17 docas para carga e descarga.
      Nova Unidade em Vitória - ES
      A Unidade de Vitória é inaugurada com 1.050 m2 e com 5 docas para carga e descarga.  
    • Operação
      Nova linha de transferência Vitória X Belo Horizonte com diferencial de prazo. 
      2 novas esteiras gravitacionais são instaladas na Unidade do Rio de Janeiro, reduzindo pela metade o tempo de carga e descarga.
    • Ampliação da Frota
      Aquisição de 14 veículos médios e 6 pesados. 
    • RH
      Crescimento de 26% no número de colaboradores.
      Implementação do programa de gestão de cargos e salários. 
      Novo sistema de ponto eletrônico é implantado na Matriz e em todas as Unidades.
      Programa de Coaching Executivo.
      Remodelagem dos uniformes da área operacional. 
    • Treinamentos
      A Via Pajuçara realiza 13 mil horas de treinamento superando o ano de 2009. 
      Via Pajuçara desenvolve seus líderes através do programa de Coaching.
    • Qualidade
      Pesquisa de Satisfação de Clientes com índice de 97%. Parabéns Equipe Pajuçara!
    • Comunicação
      Novo site entra no ar, com portal do transporte e financeiro, diferencial para o cliente Via Pajuçara.
    • Gestão
      As Unidades de São Paulo e Campinas realizam o 1º Encontro de Gestão de Atendimento.   
    • Tecnologia - Segurança
      Empresa amplia seu sistema de segurança com a instalação de câmeras nos Armazéns e nas dependências da Unidade São Paulo.

    • 2011
    • 3ª Semana da Qualidade
      O tema central foi "Comunicação com Qualidade" e a Semana da Qualidade veio abrilhantar com jogos e brincadeiras, de forma lúdica pelas atividades de: Gincana, Palavras-Cruzadas, Caça-Palavras; Paródia, Redação, Desenho para Crianças e Intervenção Teatral.
    • Tecnologia-Segurança
      Novos rastreadores foram instalados nos novos veículos adquiridos.
    • Tecnologia-Operação
      Via Pajuçara adquire máquina de dimensionamento e pesagem automática de mercadoria.
    • Tecnologia - Digitalização de Documentos
      Digitalização dos comprovantes de entrega em todas Unidades.
    • Infra-estrutura
      Via Pajuçara amplia a Unidade do Rio de Janeiro em 55% passando de 1.567m2 para 2.430m2 de 32 para 48 docas.
      Ampliação das instalações da Unidade Belo Horizonte/MG em mais 8 docas.
      Prédio da Matriz em Guarulhos/SP - dobra a capacidade da sede administrativa, com uma estrutura mais ampla e moderna. Passa de 2.881,93m2 de área construída para 3.541,60m2.
      Ampliação do Pátio Operacional Matriz em Guarulhos/SP - Com a ampliação do prédio administrativo, houve ganho de espaço na área operacional.
    • Ampliação da Frota
      Frota de distribuição da Unidade Rio de Janeiro cresce em mais de 10%.
    • Operações
      Novas estruturas de porta paletes são instaladas nas Unidades Rio de Janeiro e Belo Horizonte gerando 408 novas posições de paletes na Unidade do Rio de Janeiro e 296 novas posições de paletes na Unidade de Belo Horizonte.
    • RH
      Via Pajuçara inova com a contratação de ajudantes femininas na Unidade de Belo Horizonte. 
      Comunicação
      Novas peças de comunicação são desenvolvidas para a divulgação da marca.
    • Gestão
      Realizado o 1º encontro da reciclagem Médico Hospitalar nas Unidade de Campinas e Belo Horizonte.
      Encontro Estrategista 2011- Foco em Planejamento Estratégico Comercial e Operacional - diretrizes para alcançar metas e resultados.   
    • Marketing
      Primeira revista do Via Notícias é lançada - Canal de Comunicação Interna.
      Visibilidade da marca com as placas para os caminhões "100% Sudeste". 
     
  • 2012
  • Infra-estrutura 
    Nova Unidade Anhanguera - SP
    Via Pajuçara inaugura Unidade Anhanguera em Março/2012.
    A operação na Grande São Paulo passa a contar com uma Unidade Auxiliar no município de Osasco, com 3.000m2.
  • Novo Prédio para Unidade Vitória - ES.
    Ampliação da Unidade VIX com 450m de escritórios e 1.000m de plataforma.
  • Tecnologia - Operação
    O novo sistema de conhecimento eletrônico é implantado.
  • RH
    Programa de Auxílio Educação é implantado. 
    Cartão de Ponto através de Biometria é adotado pela Via Pajuçara.
    Primeira motorista feminina é contratada na Unidade do Rio de Janeiro.
    Lançado o projeto Trainee.
  • Qualidade
    Formados Novos Auditores do Programa 5S.

     
     
  •  
  • 2013

  • Perspectiva - Encontro Estrategista 
    Durante o mês de fevereiro, gestores e diretores se reuniram para abordar as estratégias que a empresa irá adotar durante o ano, e alinhamentos, conforme cenário.
  • Destaque - Ideologia
    No planejamento estratégico que aconteceu em fevereiro foram definidos nossa missão, visão e valores, além da nova política da qualidade.
  • Qualidade - Auditoria Interna
    Realizamos auditorias internas sistematicamente a cada ano e em todas as Unidades, afim de constatar que os processos estejam acontecendo de acordo com o programado em nosso planejamento estratégico, procedimentos e instruções de trabalho.

  • Treinamentos

    Desenvolvimento de Líderes 
     
    Em abril iniciamos uma parceria estratégica com a Fundação Dom Cabral para um Programa de Desenvolvimento de Líderes com foco em Gestão de Pessoas, com a finalidade de atribuir a cada gestor as ferramentas para possibilitar a gestão integral dos colaboradores de sua área.

    Workshop de Vendas - KLA  
    Em maio aconteceu o 13º congresso nacional de vendas no Centro de Convenções Rebouças. O tema deste ano foi: como vender mais, conquistar e dominar mercados. O encontro reuniu colaboradores das Unidade de São Paulo e Campinas.

    Fundação Dom Cabral - PAEX - Parceiros para a Excelência  
    A Via Pajuçara anunciou em setembro a contratação da Fundação Dom Cabral (FDC) para auxiliar na implantação de um programa de desenvolvimento de gestão estratégica de longo prazo.

    Foram mais de 19 mil horas de treinamento em 2013, o que significa um aumento de mais de 43% em relação ao ano anterior.

  • Prêmios

    Top do Transporte 
     
    Via Pajuçara conquista em setembro mais uma vez o prêmio Top do Transporte, e em sua 5º edição conquistou os primeiros lugares nos segmentos Papel e Celulose e Produtos Veterinários, além de ficar entre as 20 melhores empresas do País nos segmentos cosmética, perfumaria, higiene pessoal e eletroeletrônicos.

    Medalha do Mérito do Transporte 
     
    Durante a 19ª Fenatran, em outubro, o Sr. Altamir F. Cabral recebe a medalha de Mérito do Transporte-NTC, uma das maiores homenagens dentro do TRC.

  • Infra Estrutura

    Mudança da Unidade de CPQ
    Em julho, a Unidade de Campinas mudou-se para um condomínio logístico em Sumaré e sua nova sede contempla um espaço total de 3.408m2 e um armazém de 2.434m2, além de 15 docas.

    Ampliação da Frota
    A empresa investiu este ano na compra de 19 novos veículos (8 tocos, 3 trucks, 4 cavalos e 4 veículos 3/4), além de 6 novos reboques.

    Mudança da Unidade de ANH
    Em dezembro de 2013 a Unidade de ANH conta com um novo terminal localizado no KM 24,2 da rodovia Anhanguera. Com 10 docas e capacidade de movimentação de até 20 mil toneladas/mês a nova Unidade oferece soluções em transporte com eficiência e compromisso.

  • Tecnologia

    A Via Pajuçara investiu este ano em smartphones para que motoristas possam efetuar a leitura e transmissão dos dados do código de barras das Danfes (Documento Auxiliar e de Nota Fiscal Eletrônica) no momento da coleta.

    Durante o ano de 2013, também foi desenvolvida uma ferramenta interativa que permite a troca de informações (SAC) entre Matriz e Unidades, por meio da navegação de campos, facilitando a visualização e administração de todos os atendimentos, garantindo uma comunicação mais uniforme. 
  •  

    Encontre no site